Carlos Alfredo Joly

Coordenador, Plataforma Brasileira para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) & Programa BIOTA/FAPESP
Editor-Chefe, Biota Neotropica
Professor Titular, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Biologia

Programa BIOTA/FAPESP

Plataforma Brasileira de Biodiversidade e serviços Ecossistêmicos/BPBES

Carlos Alfredo Joly é o Coordenador da Plataforma Brasileira para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES, tendo integrado pelos últimos 5 anos o Painel de Especialistas da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/IPBES, órgão da ONU responsável pela produção de sínteses do conhecimento nesta área. É membro da Academia Brasileira de Ciências/ABC, do Conselho Científico do Inter-American Institute for Global Change Research/IAI, Coordenador do Programa BIOTA/FAPESP, Editor Chefe do periódico BIOTA NEOTROPICA, e Professor Titular em Ecologia Vegetal do Instituto de Biologia da UNICAMP.

Biólogo, formado na USP em 1976, obteve seu mestrado em Biologia Vegetal na UNICAMP (1979) e seu PhD em Ecofisiologia Vegetal na Universidade de St. Andrews/Escócia (1982). Publicou mais de 100 trabalhos científicos na sua área de expertise, 12 livros, orientou 27 mestres e 26 doutores. No Google Scholar tem mais de 7000 citações e índices h=44 e i10 = 92.

Na UNICAMP coordenou 3 Programas de Pós-Graduação (Ecologia, Biologia Vegetal e Ambiente e Sociedade), foi Chefe do Departamento de Biologia Vegetal (1987/89 e 2006/10) e Pró-Reitor de Pós-Graduação (1996/98). Na administração pública atuou na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (1995) e no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (2011/12).

Em função de sua atuação recebeu 2 vezes o Premio Henry Ford, o Premio Jovem Cientista do CNPq, a Medalha do Mérito Científico do Governo Federal e o Premio Muriqui da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
.

Painelistas | Panelists | Panelistas