Programa

Quatro linhas temáticas compõem a estrutura do programa de três dias da Conferência SciELO 20 Anos

Temas-chave (das 9:00 às 10:30)

O dia começará com três conferencias sobre temas-chave que estão remodelando o futuro da comunicação científica: modelos e pontos de vista sobre a relação entre pesquisa, políticas públicas e sociedade, boas práticas de comunicação em ciência aberta e as dimensões do controle de qualidade.

Globalização e Acesso Aberto (das 11:00 às 12:30)

O avanço da globalização das capacidades e infraestruturas de comunicação de pesquisa é uma força importante para bibliodiversidade e o Acesso Aberto. Cada dia, um painel analisará políticas, instituições e comunidades que impulsionam o movimento de acesso aberto e os desafios para democratizar o fluxo global de informação científica.

A arte da Publicação de Periódicos (das 14:00 às 15:30)

O primeiro painel da tarde se concentrará na arte de fazer bons periódicos. Ele abordará políticas e procedimentos editoriais, metodologias, tecnologias e experiências sobre publicação sustentável de periódicos com ênfase em periódicos não comerciais embasados por comunidades de pesquisa. O painel também abordará a questão do equilíbrio entre prioridades locais de pesquisa e internacionalização.

Avaliação de periódicos e da pesquisa (das 16:00 às 17:30)

As métricas clássicas e inovadoras do desempenho de periódicos serão o foco do segundo painel da tarde. Os rankings globais e o desafio de incluir e valorizar bibliodiversidade, multilingualismo , e estudos prioritários locais também será discutido.