P 3.1

Comunicação rápida: preprints, peer-review, publicação contínua

2018.09.26 — 14:00-15:30

Sobre

Acesso livre e aberto, processo de avaliação transparente e difusão das pesquisas de maneira rápida, compartilhada e  com participação colaborativa de forma clara para toda a sociedade são alguns dos princípios da Ciência Aberta. O reconhecimento e a adoção de práticas de pesquisa abertas estão crescendo, incluindo novas políticas que aumentam o acesso público à literatura acadêmica e estimulam a abertura de códigos e o compartilhamento de dados para sua reprodução. Dentre estas iniciativas que estão reconfigurando a comunicação científica, o preprint vem se consolidando como um promissor espaço para o conhecimento livre, aberto e transparente, agilizando o processo editorial. O preprint constitui o primeiro passo formal de disponibilização pública dos manuscritos antes da sua aprovação por um periódico.

As lógicas de editoração, pautadas em princípios norteadores da ciência, sempre estiveram no poder decisório do editor. Desde a escolha de pareceristas à distribuição dos artigos aprovados em publicação de edições, a gestão do tempo para editorar mantendo qualidade, periodicidade e rapidez no retorno sobre a produção sempre foi um desafio para os editores. E essa gestão do tempo se torna um desafio ainda maior para o processo de editoração no Brasil, e em parte da América Latina, cuja manutenção de periódicos ocorre, sobretudo, a partir de trabalhos voluntários. Diante deste cenário, iniciativas que busquem tornar a comunicação científica mais rápida e mais transparente surgem como soluções para as dificuldades diárias da editoração científica, como o preprint, a publicação contínua e a avaliação aberta por pares, por exemplo.

Diante desta nova reconfiguração do processo editorial, este painel tem como proposta discutir o panorama da comunicação científica rápida e transparente, buscando compartilhar experiências que vêm sendo desenvolvidas que respondem às demandas editoriais sobre a gestão do tempo  e da qualidade dos trabalhos publicados em periódicos científicos e, em particular, para apoiar o desenvolvimento da política de preprint do Programa SciELO.

Ementa

Os desafios da editoração científica e a ética editorial sobre a gestão do tempo e da qualidade; iniciativas para a comunicação rápida da ciência; métricas e indicadores alternativos da visibilidade científica; experiência de preprint e de comunicação contínua no cenário nacional e internacional; dinâmicas editoriais do preprint e seus modelos no mercado; as demandas do fluxo contínuo; modalidades abertas de avaliação por pares: peer-review, open peer-review e crowd-based peer review; os espaços de comunicação rápida nas plataformas sociais acadêmicas.

Glossário

Em desenvolvimento.

Bibliografia

Em desenvolvimento.

Twitter

Em desenvolvimento.

Posts

Em desenvolvimento.

Artigos

Em desenvolvimento.

Depoimentos

Em desenvolvimento.

Panelistas

powered by Odyno gGroupslogo

Coordenadora do Grupo

Coordenador da Mesa

Secretaria Executiva

Grupo de Colaboradores