José Roberto de França Arruda

Professor, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Advisor, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), DEA em Mecânica Aplicada pela Universidade de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1977) e doutorado pela mesma universidade em associação com a E. N. S. d’Arts et Métiers Paris (1979).

Desde 1981 é professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas onde, desde 1998, é Professor MS-6 (Titular). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 1A desde 1999).

Fez estágios de pós doutoramento no INSA de Lyon, França (1986), na Virginia Tech, EUA (1991), e no Laboratório de Acústica de Le Mans, França (2004). Foi professor visitante na Universidade Católica de Leuven, Bélgica (1996), na ENSIM, França (2002), na EGIM, França (2005), na ECL, França (2007) e na Universidade Pierre et Marie Curie, França (2011). Foi membro e coordenador do Comitê Assessor do CNPq na área de Engenharia Mecânica, Aeroespacial e Naval e Oceânica (2005-2008) e membro do Comitê de Avaliação das Engenharias III da CAPES (até o presente).

Foi Diretor Científico da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas e membro de comitês científicos de diversos congressos internacionais (ISMA, NOVEM, ICEDyn, etc.). É editor associado do European Journal of Acoustics, membro do comitê editorial do JBSMSE (do qual já foi Editor Associado) e do comitê de aconselhamento do LAJSS. É revisor das principais revistas de sua área e assessor ad hoc de agências de fomento no Brasil e no exterior (FWO, Bélgica, ANR, França). Atua principalmente na área de Mecânica dos Sólidos, com ênfase em Dinâmica, Vibrações e Acústica.

Palestrantes | Speakers | Ponentes