GT 2

Relevância histórica, acadêmica e social dos periódicos SciELO

2018.09.24
Idiomas: Português e Espanhol. Tradução simultânea não disponível.

Agenda

O GT2 “Relevância histórica, acadêmica e social dos periódicos SciELO” está organizado em quatro sessões de discussão que exploram aspectos específicos da importância dos periódicos científicos e, especificamente, daquelas que fazem parte das coleções SciELO nos diferentes países da América Latina que integram a rede.

09:00-10:30 A avaliação da relevância científica da produção de conhecimento e sua circulação a partir de indicadores de citações: as limitações e o papel do SciELO

A forma predominante atual de avaliar a relevância científica da produção de conhecimento e dos periódicos que se dedicam a publicá-lo é baseada em indicadores de citação. Métricas para estimar e comparar as referências que informam o desenvolvimento do conhecimento e a construção da teoria são úteis para vários propósitos, porém se tornaram objeto de várias críticas que acusam os efeitos negativos de seu uso descontextualizado e supervalorizado. Esta sessão tem como objetivo discutir tanto o lugar adequado de tais indicadores e formas mais amplas de avaliar a relevância científica do conhecimento e sua circulação, como também o papel do SciELO na promoção desta última.

Introdução
Adrian Gurza Lavalle – Professor Doutor, Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Pesquisador, Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Estudos da Metrópole (CEM) & Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP); Coordenador, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), Núcleo de Pesquisa Democracia e Ação Coletiva (NDAC); Editor-Chefe, Revista Brasileira de Ciências Sociais

Francisco Osorio – Académico, Universidad de Chile (Uchile), Departamento de Antropología; Coordinador, Foro de Editores Científicos de Chile; Editor, Cinta de Moebio

10:30-11:00 Intervalo

11:00-12:30 O papel dos periódicos científicos nas instituições de transmissão da produção de conhecimento

Os periódicos científicos são frequentemente avaliados e, na América Latina, financiados com dinheiro público com base em sua eficiência como meio de certificação e circulação do conhecimento científico. Se trata de duas tarefas centrais, porém os periódicos desempenham outros papéis relevantes em universidades e associações científicas que tendem a receber menos atenção. Esta sessão tem como objetivo analisar o papel dos periódicos na docência, formação de estudantes de pós-graduação, consolidação do associativismo científico e outras funções acadêmicas realizadas no sistema universitário, bem como examinar possíveis formas de incorporar estes documentos nos critérios de avaliação do SciELO.

Patricia Méndez – Investigador Independiente, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET); Académica, Universidad de Belgrano (UB) & Universidad del Bío-Bío (UBB); Coordinadora Técnica, Centro de Documentación de Arquitectura Latinoamericana (CEDODAL) Download

Adriano Codato – Professor de Ciência Politica, Universidade Federal do Paraná (UFPR); Pesquisador, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Editor, Revista de Sociologia e Política Download

12:30-14:00 Almoço

14:00-15:30 O papel dos periódicos científicos na tomada de decisões públicas

A ideia de que o conhecimento serve para tomar melhores decisões é uma das formulações mais tradicionais da relação entre conhecimento e poder. Embora a formulação pareça mais apropriada para a relação entre certas áreas do conhecimento e os tomadores de decisão do Estado nas diferentes instâncias em que as políticas públicas são decididas, sabe-se que a capacidade do conhecimento científico de informar políticas segue caminhos bastante contingentes. Esta sessão tem como objetivo refletir sobre o papel dos periódicos científicos e sua influência nos circuitos de produção de políticas públicas, como um agente de transformação do conhecimento na esfera pública.

15:30-16:00 Intervalo

16:00-17:30 A relevância social dos periódicos científicos: como refletir e avaliar?

As comunidades de autores e leitores de periódicos científicos são compostas em sua maioria por pesquisadores, professores e estudantes, por definição vinculados a instituições de produção e transmissão de conhecimento. Portanto, quando a questão da relevância social dos periódicos é levantada, geralmente é respondida em termos bastante gerais e indiretos, geralmente invocando a importância do conhecimento nas sociedades contemporâneas. No entanto, existem leitores sociais ou não acadêmicos dos periódicos e eles têm desempenhado um papel relevante na construção de campos de ação político-social e comunidades epistêmicas. Esta sessão considera o desafio de refletir sobre a relevância social dos periódicos e possíveis maneiras de avaliá-la.

Sobre

A principal justificativa da existência e importância do Programa SciELO advém do reconhecimento da relevância dos periódicos editados nacionalmente nos respectivos sistemas nacionais de pesquisa. Este reconhecimento é evidenciado historicamente pelo fato que na maioria dos países da Rede SciELO, uma parte importante da produção científica é melhor comunicada em periódicos editados no país por sociedades científicas, associações profissionais, universidades e outras instituições de ensino e pesquisa.

Os periódicos de qualidade editados nacionalmente cumprem funções essenciais nos sistemas nacionais de produção científica. Por um lado, está a função de avaliação e comunicação de pesquisas com centralidade nacional ou regional no que se refere aos objetos de estudo, idiomas de publicação e prioridades que informam diferentes públicos, majoritariamente os da academia nas atividades de pesquisa e ensino, mas também empresas e profissionais e formuladores de políticas públicas. Por outro, publicar periódicos de qualidade crescente fortalece as infraestruturas e capacidades nacionais de comunicação científica, que é uma função chave no fluxo de produção científica. A partir destas funções, a publicação de periódicos de qualidade contribui para que o conjunto das disciplinas, áreas temáticas e comunidades de pesquisas participem ativamente do fluxo global de informação científica.

Em boa parte, estes periódicos se sustentam operacionalmente com alguma contribuição de recursos públicos seja pela natureza das organizações responsáveis como as universidades por exemplo ou por programas governamentais de financiamento de periódicos. Entretanto, a maioria depende da dedicação de pesquisadores que compõem o corpo editorial e muitas vezes de comunidades de pesquisas. Em nenhum caso os periódicos indexados pelo SciELO têm finalidade de lucro, não obstante uma parcela deles serem publicados por empresas ou fundações privadas. Ao mesmo tempo, as coleções nacionais da Rede SciELO, lideradas e financiadas em sua maioria por organizações nacionais de apoio ao desenvolvimento científico, são expressões de políticas públicas de apoio à infraestrutura de pesquisa e sua comunicação. De fato, as coleções SciELO consolidadas reúnem o núcleo dos melhores periódicos publicados nacionalmente com o objetivo de coletivamente aperfeiçoar a sua qualidade editorial seguindo o estado da arte e fortalecer e ampliar a sua visibilidade nacional e internacional medida pelo uso, influência e impacto.

Entretanto, um indicador chave da relevância atual e futura dos periódicos nos sistemas nacionais de pesquisa é o reconhecimento e valorização que recebem nos sistemas de avaliação de pesquisa.

O escopo proposto para este grupo de trabalho abrange a análise e debate da relevância histórica, acadêmica e social dos periódicos indexados pelas coleções SciELO enquanto veículos de comunicação de pesquisa para a criação, desenvolvimento e consolidação de comunidades acadêmicas e suas capacidades de fazer e comunicar pesquisas em diferentes disciplinas e áreas temáticas assim como a contribuição para o ensino, atualização de profissionais e políticas públicas. Ao realçar a relevância dos periódicos SciELO nos sistemas nacionais de produção científica, a perspectiva é promover a devida valorização nos sistemas nacionais de avaliação de pesquisas.

Como contribuir

Você está convidado a participar e cooperar com a comemoração do SciELO 20 Anos mediante comentários, depoimentos, posts, artigos, etc, relacionados ao tema deste e de outros grupos de trabalho.

Bibliografia

ALPERIN, J. P. The Public Impact of Latin America’s Approach to Open Access. Stanford: Stanford University, 2015.

ALPERIN, J.P. and ROZEMBLUM, C. The Reinterpretation of the Visibility and Quality of New Policies to Assess Scientific Publications. Revista Interamericana de Bibliotecología [online]. 2018, vol. 40, no. 3. ISSN 2538-9866. [viewed 17 August 2018]. DOI: 10.17533/udea.rib.v40n3a04. Available from: https://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/RIB/article/view/327794/20785493

BEIGEL, F. Las relaciones de poder en la ciencia mundial. Un anti-ranking para conocer la ciencia producida en la periferia. Nueva Sociedad, N°274, p.13-28. ISSN: 0251-3552 [viewed 11 September 2018]. Available from: http://nuso.org/media/articles/downloads/TG.Beigel_274.pdf

BUSTOS-GONZALES, A. and PALMA, P. M. Impacto do SciELO Chile: uma ferramenta de apoio à graduação. In: PACKER, A.L., et al., orgs. SciELO – 15 Anos de Acesso Aberto: um estudo analítico sobre Acesso Aberto e comunicação científica. Paris: UNESCO, 2014, 188 p. ISBN 978-92- 3701-237-6. Available from:http://dx.doi.org/10.7476/9789237012376.

CETTO, A. M., GUÉDON, J. C. and VESSURI, H. Excellence or quality? Impact of the current competition regime on science and scientific publishing in Latin America and its implications for development. Current Sociology [online]. 2014 vol. 62, no. 5. ISSN: 1461-7064. [viewed 21 August 2018]. DOI: 10.1177/0011392113512839. Available from: http://eprints.rclis.org/23682/1/Current-socio-published-non-Sage-format.pdf

MARIN, A., PETRALIA, S. and STUBRIN, L. Evaluating the Impact of Open Access Initiatives within Academia and Beyond. In: Made in Latin America: open access, scholarly journals, and regional innovations. LÓPEZ, E. A. [et.al.]; Editors: ALPERÍN, J. P. and FISHERMAN, G. 1a ed. – Ciudad Autónoma de Buenos Aires : CLACSO, 2015. ISBN 978-987-722-069-8 . Available from: http://www.scielo.org/local/content/pdf/C_.pdf

POYNDER, R. Realising the BOAI vision: A view from the global South [online]. Open and Shut? 2017 [viewed 17 August 2018]. Available from: https://poynder.blogspot.com/2017/12/realising-boai-vision-view-from-global.html

VASEN, F. and VILCHIS, I.L. Sistemas nacionales de clasificación de revistas científicas en América Latina: tendencias recientes e implicaciones para la evaluación académica en ciencias sociales. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales [online]. 2017, vol. 62, no. 231. ISSN 2448-492X. [viewed 17 August 2018]. DOI: 10.1016/S0185-1918(17)30043-0. Available from: http://www.revistas.unam.mx/index.php/rmcpys/article/view/58652/54270

Documentos

CODATO, A. Utilizando citações para além do fator de impacto: uma alternativa para determinar topografias científicas. SciELO 20 Years Repository [online]. 2018 [viewed 21 September 2018]. Available from: http://repository.scielo20.org/documents/article/view/119

KATIME, I. and ARIAS-ISAZA, F. Las revistas científicas como un instrumento orientador en la toma de decisiones: El caso del Boletín de Investigaciones Marinas y Costeras, Invemar. SciELO 20 Years Repository [online]. 2018 [viewed 17 September 2018]. Available from: http://repository.scielo20.org/documents/article/view/105

MENDEZ, P.S. Asociación de Revistas Latinoamericanas de Arquitectura (ARLA): El estatus científico y disciplinar de las ediciones de arquitectura del continente. SciELO 20 Years Repository [online]. 2018 [viewed 21 September 2018]. Available from: http://repository.scielo20.org/documents/article/view/107

OSORIO, F. Los indicadores de impacto y el rol de SciELO. SciELO 20 Years Repository [online]. 2018 [viewed 21 September 2018]. Available from: http://repository.scielo20.org/documents/article/view/117

Posts

Em desenvolvimento.

Artigos

Em desenvolvimento.

Discussão

powered by Odyno gGroupslogo

Glossário

Em desenvolvimento.

Coordenador do Grupo

Adrian Gurza Lavalle

Relatora

Gabriela Córdova-Rivera

Secretaria Executiva

Henrique Rodrigues