GT 4

Desempenho dos periódicos SciELO

2018.09.24
Idioma: Inglês. Tradução simultânea não disponível.

Sobre

Uma das funções básicas do Modelo SciELO de Publicação é o seguimento do desempenho dos periódicos, das coleções nacionais, da rede e do programa como um todo. No âmbito das coleções nacionais, que, na maioria dos casos, são financiadas por recursos públicos e com indexação altamente seletiva, o bom desempenho dos periódicos é esperado em consonância com os objetivos específicos do SciELO de contribuir para o aumento sustentável da qualidade editorial, visibilidade, uso e impacto dos periódicos. Além dos objetivos específicos que se aplica a toda a rede, as coleções nacionais são governadas por prioridades determinadas pelas políticas e condições nacionais.

O desempenho dos periódicos e das coleções SciELO são avaliadas nos seguintes critérios:

• Institucionalidade, que se refere às instituições responsáveis pelos periódicos e respectivas comunidades de pesquisa como indicadores de sustentabilidade financeira e operacional dos periódicos e de credibilidade;

• Boas práticas de edição e comunicação científica, que se refere à obediência aos critérios SciELO de indexação que implica na adesão às boas práticas de comunicação científica e na adoção das inovações;

• Visibilidade, Uso e Impacto, que se referem aos seguintes contextos:

◦ Indicadores de acesso e downloads aos arquivos de textos completos dos artigos nos formatos HTML e PDF;
◦ Indicadores ou métricas de citações recebidas considerando diferentes índices de periódicos;
◦ Indicadores de presença na Web ou altmétricas.

O escopo proposto para este grupo de trabalho abrange a análise do desempenho dos periódicos de acordo com os critérios acima, tendo em consideração as especificidades das diferentes áreas temáticas e dos diferentes países. As análises e o debate destas três dimensões serão conduzidos por especialistas em comunicação científica e bibliometria com o apoio de representantes das coleções nacionais, editores de periódicos e especialistas.

Como contribuir

Você está convidado a participar e cooperar com a comemoração do SciELO 20 Anos mediante comentários, depoimentos, posts, artigos, etc, relacionados ao tema deste e de outros grupos de trabalho.

Bibliografia

Em desenvolvimento.

Documentos

Em desenvolvimento.

Posts

Em desenvolvimento.

Artigos

Em desenvolvimento.

Discussão

powered by Odyno gGroupslogo

Glossário

Em desenvolvimento.

Deseja participar?

FAÇA UMA PERGUNTA

Coordenador do Grupo

Renato Paiva

Relator

Tania Douglas

Secretaria Executiva

Cinthia Vieira