GT 6

Workshop sobre uso dos dados da base de dados SciELO

2018.09.24
Idioma: Português. Tradução simultânea não disponível.

Agenda

09:00-12:30

Introdução aos processos de análise de dados

Introdução às ferramentas de análise de dados em Python, incluindo Jupyter Notebook e Pandas

Exemplos detalhados de análise de dados com Pandas, utilizando os dados do SciELO, incluindo:

* Realização e avaliação da necessidade de normalização;
* Estatística descritiva dos dados e derivações;
* Elaboração e interpretação de gráficos (plots).

12:30-14:00 Almoço

14:00-17:30

Introdução ao R e R Studio para análise de dados, incluindo exemplos análogos aos realizados em Python

Utilização de dados das seguintes fontes:

* SciELO Citation Index
* Dimensions
* SCImagoJR
* Scopus

Exemplo, em Python, de análise mais avançada que pode ser realizada a partir dos dados do SciELO

Sobre

A base de dados SciELO armazena e disponibiliza registros de metadados e de textos completos de aproximadamente 700 mil artigos de diferentes disciplinas e idiomas, originadas das coleções nacionais de periódicos da Rede SciELO de 16 países. Os registros de metadados contém os campos de dados das referências bibliográficas dos artigos (título, autor, periódico fonte, data, resumo e palavras chaves) e das referências dos documentos citados nos textos artigos (título, autor, fonte, data) que são disponibilizados pelo SciELO em acesso aberto com atribuição CC-BY.

Ao mesmo tempo, os metadados de todos os artigos indexados no SciELO, publicados nos últimos 10 anos, estão também armazenados e disponibilizados na base de dados do SciELO Citation Index na plataforma WoS e na base de dados Dimensions. Da mesma, forma estão disponíveis nas bases de dados Scopus e WoS os metadados dos artigos dos periódicos indexados por esta base.

O SciELO constitui portanto uma notável fonte de dados bibliométricos para o estudo das produções científicas dos países da Rede SciELO.

O escopo deste grupo de trabalho / workshop é compartilhar metodologias e tecnologias de acesso e exploração dos dados da base de dados SciELO, com destaque para a introdução ao uso de técnicas de ciência de dados com o concurso da linguagem Python, o acesso aos dados com a linguagem R com vistas a análises estatísticas e técnicas de acesso e uso dos dados das bases de dados SciELO Citation Index e Dimensions.

Como contribuir

Você está convidado a participar e cooperar com a comemoração do SciELO 20 Anos mediante comentários, depoimentos, posts, artigos, etc, relacionados ao tema deste e de outros grupos de trabalho.

Bibliografia

Em desenvolvimento.

Documentos

BELLINI, D. Workshop on the use of data from the SciELO database. SciELO 20 Years Repository [online]. [viewed on 09 November 2018]. Available from: http://repository.scielo20.org/documents/article/view/141

Posts

Em desenvolvimento.

Artigos

Em desenvolvimento.

Discussão

powered by Odyno gGroupslogo

Glossário

Em desenvolvimento.

Coordenador do Grupo

Gustavo Fonseca

Relator

Danilo Bellini

Secretaria Executiva

Carolina Tanigushi