SciELO 20 Anos

24-25 de Setembro, 2018

Reunião da Rede SciELO

Horário
24 de Setembro
Segunda-feira
25 de Setembro
Terça-feira
08:30-09:00 Registro dos participantes Registro dos participantes
09:00-10:30 Grupos de Trabalho Práticas editoriais recomendadas
e transição para a Ciência Aberta – Parte I
11:00-12:30 Grupos de Trabalho Práticas editoriais recomendadas
e transição para a Ciência Aberta – Parte II
14:00-15:30 Grupos de Trabalho Relatórios dos Grupos de Trabalho
16:00-17:30 Grupos de Trabalho Relatórios dos Grupos de Trabalho

Atualizações do site

2018.09.21 – Adicionados os perfis dos palestrantes Leila Posenato Garcia e Celsiane Araujo.
2018.09.21 – Atualizada seção Notícias com matéria “PKP e SciELO anunciam desenvolvimento de um sistema de código aberto de Servidor de Preprints“, publicada no blog SciELO em Perspectiva.
2018.09.19 – Adicionados os perfis dos palestrantes Márcia Furquim de Almeida, Rosângela Schwarz Rodrigues, Rita Argollo, Kátia Rodrigues e Jézio Hernani Bomfim Gutierre.
2018.09.18 – Atualizada seção Notícias com matéria “Base de Dados Científicos da Universidade Federal do Paraná“, publicada no blog SciELO em Perspectiva.

Sobre

Em 2018, o Programa SciELO celebrará 20 anos de operação em pleno processo de alinhamento com os avanços da ciência aberta.

 

A Reunião da Rede SciELO analisará o estado de avanço da rede de coleções nacionais, a relevância e desempenho dos periódicos SciELO, e os desafios e perspectivas que se apresentam para os próximos 3 a 5 anos com ênfase nas linhas prioritárias de ação do Programa SciELO que são orientadas ao aperfeiçoamento dos periódicos, da gestão e operação das coleções nacionais, a atualização do Modelo SciELO de Publicação e seu alinhamento progressivo com as boas práticas da comunicação científica da ciência aberta.

 

A celebração dos 20 anos do SciELO constitui um momento especial para o fortalecimento da Rede SciELO, das coleções nacionais e dos periódicos e assim contribuir para o avanço da globalização da comunicação científica e do movimento de acesso aberto de modo inclusivo em relação às diversidades de áreas temáticas, geografias e idiomas da pesquisa científica. Assim, a Semana SciELO 20 Anos é projetada como um fórum global e público liderado pela participação proativa de todos as coordenações nacionais, dos editores e publicadores dos periódicos SciELO e interessados no avanço da comunicação científica. A Reunião da Rede SciELO será um evento decisivo para a construção coletiva do SciELO e conta com a participação proativa dos editores e interessados na comunicação científica.

 

A Reunião da Rede SciELO será realizada em quatro sessões principais. A primeira, durante todo o dia 24 de setembro, analisará e debaterá por meio de 8 Grupos de Trabalho temas chave para o futuro dos periódicos e do Programa SciELO. Cada grupo tem seu marco de trabalho definido por um texto sobre o escopo do grupo e será conduzida por uma agenda de trabalho que prevê a análise e discussão de 4 a 6 temas, sob a responsabilidade de um coordenador e com apoio de uma relatoria. A participação nos grupos requer inscrição prévia.

 

No dia 25 de setembro as sessões serão em plenária. Pela manhã, a sessão antes do intervalo abordará boas práticas de publicação de periódicos, e, após o intervalo, o tema central a atualização do Modelo SciELO de Publicação. Pela tarde, teremos a apresentação das conclusões e recomendações dos Grupos de Trabalho.

Palestrantes

Apoio

FAPESP    

 

    Wellcome    IDRC - International Development Research Centre    FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz    Google Scholar

Patrocínio Master

Amigos do SciELO

                                                          DOAJ - Directory of Open Access Journals      SBG - Sociedade Brasileira de GeologiaOSI - Open Scholarship Innitiative      Abpee - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial Scimago Lab SBPT - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia  ABRAMO - Associação Brasileira de Motricidade Orofacial  Digital Science  SBM - Sociedade Brasileira de Microbiologia  substance  F1000  Brazilian Journal of Medical and Biological Research  ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social  WriteWise  SBCCV - Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular  érudit  História da Educação  Editage  PUC Campinas  1Science  CSEM - Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios  Fundação VUNESP  turnitin  GN1  Caboverde  ContentMIND  Lepidus

Quer se tornar um patrocinador? Entre em contato conosco: scielo20@scielo.org

Programa

Grupos de Trabalho – ontem, hoje e amanhã dos periódicos SciELO (dia 24/09)

Esta sessão ocupará boa parte da manhã e toda a tarde do dia 24 de setembro e toda a manhã do dia 25. No dia 24 os grupos se reunião e no dia 25 apresentam os resultados. Está previsto um total de 12 a 15 grupos de trabalho que focarão em tópicos relevantes para o futuro dos periódicos e do SciELO como um todo. Os grupos de trabalho abordarão tópicos que contribuam para o aperfeiçoamento e credibilidade dos periódicos SciELO. Cada grupo terá seu marco de trabalho definido por um texto sobre o escopo do grupo, um coordenador, um relator, uma agenda de trabalho e uma série de documentos de apoio à discussão. Caberá ao coordenador, com o apoio da equipe do SciELO se necessário, promover a formação do grupo, definir a agenda, encomendar os textos de apoio à discussão e coordenar as discussões. Cabe ao relator organizar, com apoio da equipe SciELO, a documentação de apoio à discussão do grupo, e, em conjunto com o coordenador, prepara o relatório que será apresentado em planária no dia seguinte.

Atualização do Modelo SciELO de Publicação (dia 25/09)

Esta sessão fará um apanhado do estado de atualização do Modelo SciELO de Publicação especialmente com relação ao alinhamento com as boas práticas de comunicação com a ciência aberta.

Linhas Prioritária de Ação da Rede SciELO: 2019 a 2023 (dia 25/09)

Esta sessão fará uma discussão das linhas prioritárias de ação previamente aprovadas pelas coordenações nacionais da Rede SciELO e os avanços que sinalizam para os periódicos assim com os desafios para a adoção das inovações relacionadas com as boas práticas de comunicação da ciência aberta.

24 de Setembro, Segunda-feira

08:30-09:00

Registro dos participantes

09:00-10:30

Grupos de Trabalho

10:30-11:00

Intervalo

11:00-12:30

Grupos de Trabalho

12:30-14:00

Almoço

14:00-15:30

Grupos de Trabalho

15:30 – 16:00

Intervalo

16:00 – 17:30

Grupos de Trabalho

25 de Setembro, Terça-feira

09:00-10:30

Práticas editoriais recomendadas e transição para a Ciência Aberta – Parte I

XML – O porquê e como: JATS

Deborah Aleyne Lapeyre – Secretariat & Architect for JATS, BITS and NISO STS; Senior XML Consultant, Mulberry Technologies, Inc.; Teacher & expert in XML vocabulary design with DTD and schema development

Preservação digital

Miguel Angel Mardero Arellano – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Tecnologista Senior & Coordenador, Rede Brasileira de Preservação Digital Serviços Cariniana

ORCID – Adoção em nível nacional: O caso do Brasil

Talita Moreira de Oliveira – Analista em Ciência e Tecnologia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) & Coordenadora-Geral de Atividades de Apoio à Pós-Graduação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Diretoria de Avaliação

DOI – Funções e opções de adoção em nível nacional: O caso do Brasil

Rui Seabra Ferreira Jr – Professor e Orientador, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Pós-Graduação em Pesquisa Clínica, Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) & Pós-Graduação em Doenças Tropicais, Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB); Coordenador Executivo, Unesp, Cevap; Presidente, Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)

DOAJ – Princípios de transparência e boas práticas em comunicação científica

Ivonne Lujano – Latin America Ambassador, Directory of Open Access Journals (DOAJ); Lecturer, Universidad Autónoma del Estado de México, College of Education

Uso das Redes Sociais acadêmicas

Nicholas Cop – Founder & General Manager, COP | Digital Information Solutions; President, Nicholas Cop Consulting

10:30-11:00

Intervalo

11:00-12:30

Práticas editoriais recomendadas e transição para a Ciência Aberta – Parte II

Interpretação de relatórios de similaridade

Mauricio Moraes – Turnitin

OJS 3

Juan Pablo Alperin – Associate Director of Research, Public Knowledge Project (PKP); Assistant Professor, Simon Fraser University, School of Publishing & Co-director, Simon Fraser University, Scholarly Communications Lab

Práticas editoriais recomendadas & ScholarOne Manuscripts

Norma Roberts – Implementation Project Manager, Clarivate Analytics, ScholarOne

SciELO 2019-2023: Políticas e critérios de indexação das coleções nacionais e políticas editoriais que instrumentam a transição dos periódicos para a ciência aberta

Abel L. Packer – Diretor, Programa SciELO / FAPESP

Solange Maria dos Santos – Coordenadora de Produção e Publicação, SciELO Brasil; Representante da Coordenação, Rede SciELO; Pesquisadora, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Comunicações e Artes (ECA), Núcleo de Pesquisa e Tecnologia em Produção Científica

12:30-14:00

Almoço

14:00-15:30

Relatórios dos Grupos de Trabalho

15:30 – 16:00

Intervalo

16:30 – 17:30

Relatórios dos Grupos de Trabalho

Horário

24 de Setembro
Segunda-feira

25 de Setembro
Terça-feira

08:30-09:00 Registro dos participantes Registro dos participantes
09:00-10:30 Grupos de Trabalho Práticas editoriais recomendadas e transição para a Ciência Aberta – Parte I
Intervalo
11:00-12:30 Grupos de Trabalho Práticas editoriais recomendadas e transição para a Ciência Aberta – Parte II
Almoço
14:00-15:30 Grupos de Trabalho Relatórios dos Grupos de Trabalho
Intervalo
16:00-17:30 Grupos de Trabalho Relatórios dos Grupos de Trabalho

Inscrições

Inscrição individual
R$0
Válido SOMENTE para a Reunião da Rede SciELO (24 e 25 de Setembro)
Inscreva-se
Inscrição individual
3º Lote - valor promocional até 25/09/2018
R$850
Válido para a Reunião da Rede SciELO (24 e 25 de Setembro)
Válido para os 3 dias da Conferência (26, 27 e 28 de Setembro)
Inscreva-se
Pacote de 3 a 5 inscrições
3º Lote - valor promocional até 25/09/2018
R$722*
Válido para a Reunião da Rede SciELO (24 e 25 de Setembro)
Válido para os 3 dias da Conferência (26, 27 e 28 de Setembro)
Inscreva-se
Pacote de 6 ou mais inscrições
3º Lote - Valor promocional até 25/09/2018
R$637*
Válido para a Reunião da Rede SciELO (24 e 25 de Setembro)
Válido para os 3 dias da Conferência (26, 27 e 28 de Setembro)
Inscreva-se

* Valor individual por inscrição

Aceitamos pagamento por Nota de Empenho. Para tanto, entre em contato com scielo20@scielo.org.

Lotes

 

Calendário de valores das inscrições

 

1º lote – até 30/06/2018: R$ 350,00

2º lote – até 31/07/2018: R$ 650,00

3º lote – até 25/09/2018: R$ 850,00

No local do evento: R$ 1.000,00

 

Todos os lotes terão descontos de 15% para grupos de 3 a 5 inscrições e de 25% para grupos de 6 ou mais inscrições.

Notícias

Local

Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel

Alameda Santos, 1437
Cerqueira César, São Paulo-SP
01419-001

 

Consulte aqui opções de passagens aéreas, tarifas especiais em hotéis próximos ao local do evento, traslados, assistência viagem e passeios.

 

Informações turísticas da Cidade de São Paulo.